fbpx

Mais de

200

Cursos

Horário de atendimento

Seg - Sex 10:00 - 17:00

Entre em contato

 

Os Desafios da Implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
BNCC está completa, mas ainda enfrenta desafios

O desafio nesse processo se estabelece na desigualdade da qualificação das escolas. Sendo que algumas, já possuem currículos mais detalhados, profissionais e mais preparados para as mudanças necessárias. Enquanto outras escolas publicas tem uma carência maior nessa área.

A fim de ajudar as escolas, o Ministério de Educação criara uma rede de coordenadores em cada estado. Esses não só irão ajudar na revisão e elaboração do currículo. Como também irão ajudar na solução de outra dificuldade. Como a formação dos professores, já que, será preciso que os mesmos agreguem as mudanças definidas pela Base no seu planejamento de aula.

O material didático usado nas salas de aula, também ira passar por mudanças definidas pela BNCC. Em agosto deste ano, o edital do PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), selecionou os livros a serem adquiridos pelo MEC e entregues para as escolas da educação infantil e ensino fundamental I para serem usados no ano letivo de 2019, baseando nos critérios de avaliação das obras nas exigências da terceira versão da BNCC, enviadas pelo ministério no inicio desse ano.

Apesar de os livros didáticos ainda irão passar por edições, para se adequarem ao texto final da Base.

O quarto e ultimo desafio da implementação da nova BNCC, será enfrentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.

As adaptações das avaliações de larga escala como a Avaliação Nacional de Alfabetização e a Prova Brasil. Terá a responsabilidade de alterar os padrões segundo o documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *