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Cursos sobre marketing digital para você!

Aprender marketing digital não é uma tarefa simples, por isso separamos alguns cursos sobre marketing digital que ensinam a teoria e a prática para serem aplicados no seu negócio.

Curso de SEMRush
Aprenda passo a passo como extrair informações de sua pesquisa orgânica e dos resultados dos anúncios pagos, e entenda como seus concorrentes se posicionam e gastam em Google Ads e SEO.
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leadlovers
Aprenda usar a plataforma de automação de marketing leadlovers, que permite você criar páginas, automatizar publicações e possibilita o acompanhamento de resultados com poucos cliques.
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Facebook Ads
Aprenda a criar anúncios que vendem e seja um especialista em Facebook Ads. Aulas passo-a-passo de criação de anúncios que vendem e uso do pixel de forma profissional.
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Ecommerce do Zero
O curso Ecommerce do Zero é voltado para a necessidade de suprir a falta de conhecimento de quem está entrando no mercado de e-comerce, uma das áreas de negócios que mais crescem no Brasil e no mundo.
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12Minutos
O app 12Minutos extrai as melhores ideias dos best sellers de não ficção em leituras de apenas 12 minutos. Aumente seus conhecimentos e expanda seus horizontes para se tornar melhor e mais inteligente!
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Web Design no Photoshop
Aprenda técnicas de criação de sites no Photoshop Aprimore, por meio do conhecimento e da compreensão dos princípios do design da Web e dos fundamentos do Photoshop.
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WordPress Para Iniciantes
O curso de WordPress para iniciantes, oferece uma aprendizagem completa para aqueles que desejam construir um website funcional, bonito e responsivo.
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Excel Learn
Aprenda no seu próprio ritmo, a automatização e personalização de formulários de entrada de dados, a editar e desenvolver os objetos CELLS e RANGE em vários cenários no Excel, e a depurar e solucionar problemas de códigos como um profissional.
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Como iniciar uma carreira no Marketing Digital?

O termo Marketing Digital é um dos temas em alta no momento. Muitas pessoas querem ingressar nessa área para aproveitar o momento e ter boas oportunidades profissionais. Apesar da grande disponibilidade de cursos online que podem facilitar nesse processo, é de suma importância conhecer as opções e ter um direcionamento mais focado antes de investir num curso, por exemplo.

O objetivo desse artigo é apresentar algumas das principais áreas que compõem o marketing digital para auxiliar nesse processo de direcionamento. Se você deseja aprofundar seus conhecimentos nesse universo tão amplo, mas não sabe por onde começar, esse artigo é para você!

O gráfico abaixo do Google Trends, evidencia a ascensão da busca de assuntos relacionados ao tema. O Marketing Digital não é mais um termo do futuro, é uma realidade no cotidiano de empresas e pessoas.

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Nesse artigo nós vamos falar um pouco sobre as principais áreas do Marketing Digital, ferramentas e alguns sites e profissionais que são referências no setor. Se você estiver na dúvida sobre qual área seguir para iniciar sua carreira no marketing digital, você pode tentar entrar em contato com esses profissionais via Linkedin ou Facebook. Tenho certeza que muitos estarão abertos para te auxiliar com dicas e relatos sobre o cotidiano da profissão. As referências de profissionais estão em ordem alfabética e não de relevância.

 

SEO

O termo é a abreviação para Search Engine Optimization (Otimização para os motores de buscas) e está relacionado às boas práticas que são aplicadas nas páginas do site visando as primeiras posições na busca orgânica do Google.

Apesar do foco principal ser o Google, essas otimizações acabam sendo benéficas para o Bing e Yahoo também.

As otimizações consistem em alterações no title, meta description, heads, imagens e outras práticas como produção de conteúdo otimizado para SEO e URL’s amigáveis. Algumas das ferramentas mais utilizadas dentro dessa área são:

SemRush

Google Keyword Planner

Ubber Suggest

Yoast SEO

Alguns dos profissionais que se destacam nessa área:

Fábio Ricota, Felipe Silva, Rafael Rez, Rafaela Lemos, Neil Patel

 

Email-marketing

Esse é um dos temas presente no cotidiano de 99,9% das pessoas. Quem nunca recebeu um email indesejado e apagou sem mesmo abri-lo? O objetivo de ampliar os estudos nessa área é justamente alcançar o contrário: fazer com que a maioria das pessoas abram os e-mails e executem uma determinada ação.

Dentro dessa área você irá estudar temas como taxa de abertura, taxa de clique, subjetc (assunto do email), teste A/B, dentre outros. Algumas ferramentas utilizadas nessa área são:

Mailchimp

RD Station

Leadlovers

 

Criação de sites

Para ter sucesso nessa área você terá que estudar temas como CSS, html, sql, hospedagem, o famoso WordPress, back-end e front-end. É uma área dentro do Marketing Digital muito promissora, devido ao fato da quase obrigatoriedade de que toda empresa precisa ter um site. Mas com a concorrência alto no mercado, não basta ter um site, é preciso se diferenciar na internet com um layout agradável e de rápida navegação.

Algumas das principais ferramentas utilizadas nessa área são:

Hostgator

CMS WordPress

Wix

 

Copywriting

O tema ganhou muito destaque principalmente no mercado de afiliados, mas o seu sentido não é nem um pouco novo. O sentido nada mais é do que escrever um texto (ou uma copy de vendas) visando persuadir o leitor a executar uma ação específica.

Não basta uma empresa ter o melhor produto, é preciso convencer o prospect de que aquele realmente é o melhor produto para ele. É nessa hora que entre o copywriter. Ele busca criar textos cuidadosamente estruturados que formarão uma teia de argumentos tornando a ação quase que automática.

Aqui a recomendação não será de ferramentas, mas de alguns livros que podem te auxiliar na criação de “copys matadoras”.

– Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

– Marketing de conteúdo épico (Joe Pulizzi)

– So you think you can write? (Julia McCoy)

– The Copywriter’s handbook (Robert W. Bly)

 

CRO

Essa é sem dúvida uma das áreas mais importante e com menos profissionais realmente capacitados. CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization (Otimização da taxa de conversão) e tem como objetivo aumentar a proporção de pessoas que entram num determinado site e executam uma ação.

Vamos deixar isso mais claro com um exemplo. Imagine um site com 1.000 acessos por dia e 10 compras por dia. A taxa de conversão desse site é de 10% (compras/número de acessos). Agora considere que algumas modificações como o local do formulário, tempo de carregamento do site e descrições dos produtos foram feitas.

Após essas modificações, o número de compras por dia passou de 10 para 20 e consequentemente a taxa de conversão subiu para 2%. Isso é uma meta almejada por muitas empresas. Aumentar o número de conversões sem ter que aumentar o investimento na geração de mais tráfego. E esse é o trabalho de quem atua com CRO.

Algumas ferramentas são:

Hotjar

VWO Visual Website Optimizer

Crazy Egg

Profissionais para seguir: Fábio Roberto Borges, Filipe Reis, Rafael Damasceno

 

Mídia Online

O SEM (Search Engine Marketing) se divide em dois grandes campos: SEO e PPC. O primeiro envolve a busca orgânica nos mecanismos de buscas e o segundo à mídia paga (pay per click). Dentro desse segundo campo nós temos o Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads, Instagram Ads e muitos outros canais de mídia que são utilizados para geração de tráfego para um site de maneira paga.

Um grande diferencial da mídia online frente a mídia offline é a possibilidade de que pequenas e médias empresas podem usar os mesmos canais de comunicação que empresas de grande porte utilizam, mesmo não tendo grandes valores para investimento.

Com uma estratégia bem traçada, anúncios persuasivos e gestão das campanhas, PME’s podem alcançar excelentes resultados investindo até mesmo apenas R$ 20,00 por dia. Além disso, em muitos desses canais, como o Google Ads por exemplo, é possível pausar as campanhas em tempo real, sem a necessidade de intermediários e facilitando assim, o controle das campanhas por parte dos anunciantes.

Uma opção para as empresas que estão ingressando no ambiente digital é a contratação de agências de marketing digital, como a AdSolver, que são especializadas na criação e gestão de campanhas online e possuem profissionais certificados para isso.

Falando em certificações, o próprio Google oferece uma excelente plataforma com cursos relacionados ao marketing digital e provas para que o usuário possa testar seus conhecimentos e obtenha certificados emitidos pela própria empresa. Alguns cursos da Academy for Ads são: Google Ads Search, Display, Youtube e Shopping.

Os certificados são gratuitos e bem valorizados no mercado, já que o número de pessoas que possuem essas certificações é pequeno. Vale a pena conhecer melhor os cursos no site da Academy for Ads.

O Facebook possui uma plataforma semelhante, chamada Facebook Blueprint. Dentro da plataforma o usuário tem acesso a uma extensa gama de conteúdos voltados para a mídia online, mais especificamente Facebook e Instagram.

Ao contrário do Google, as provas para as certificações avançadas são pagas, e em dólares. Mesmo não tendo como objetivo final a obtenção do certificado, vale muito a pena conhecer melhor a plataforma e iniciar os estudos sobre marketing.

Na plataforma é possível encontrar diversos recursos para aprendizado, como vídeo-aulas, webinars e estudos de caso. Se você deseja se tornar um especialista em mídia online, conhecer muito bem a plataforma de anúncios do Facebook é quase que uma obrigação.

Algumas ferramentas utilizadas:

Google Analytics

Mergewords

Excel

Google AdWords Editor

Profissionais referências na área: Fábio Prado Lima, Leandro Martinez, Liliane Ferrari.

 

Inbound marketing

Muitas pessoas fazem confusão e acham que o inbound marketing se resume ao marketing de conteúdo. Mas não é isso. Ele pode ser entendido como uma estratégia que possui três grandes vertentes: as estratégias nas redes sociais, SEO e marketing de conteúdo.

Como nós já temos outros dois tópicos falando sobre SEO e redes sociais, vamos manter o foco nesse tópico no marketing de conteúdo. Ao invés de trabalhar somente com a venda direta, como no marketing tradicional, o marketing de conteúdo visa a criação de conteúdo relevante para o público-alvo visando o seu engajamento.

Após o consumo desse conteúdo relevante, as pessoas terão uma percepção positiva sobre a marca e se tornarão mais propensas a efetivamente se tornarem clientes. Essa estratégia se baseia em gerar conteúdo primeiro e só depois trabalhar a venda de maneira mais direta.

Assim como fizemos no tópico sobre copywriting, ao invés de indicarmos ferramentas, vamos colocar algumas indicações de livros.

– Marketing de conteúdo, a moeda do século XXI (Rafael Rez)

– Regras de conteúdo (Ann Handley e C.C. Chapman)

– Permission Marketing: turning strangers into friends and friends into customers (Seth Godin)

Sites para acompanhar, inclusive com cursos gratuitos na área:

Marketing de Conteúdo

Comunidade Rock Content

Content Tools

E por último, profissionais referências na área: Rafael Rez, Vitor Peçanha

 

Growth Hacking

O termo em si foi criado Sean Ellis, a principal referência em growth hacking no mundo todo. O objetivo dessa estratégia é trazer crescimento acelerado para uma empresa. Para isso, o profissional de growth, o growth hacker, deve encontrar as oportunidades que irão possibilitar esse crescimento.

Juntamente com a profissão de cientista de dados, talvez essa área seja uma das mais novas dentro do Marketing Digital. Para trabalhar nessa área o profissional deve ter facilidade para lidar com números (estatística mesmo!), processos, metodologia e funil de vendas.

Algumas ferramentas essenciais:

Calculadora de Teste A/B

SumoMe

Profissional referência na área: Sean Ellis

 

Gestão de Redes Sociais

O Facebook atualmente possui mais de dois bilhões de usuários ativos, e é utilizado pela maioria das empresas como meio de comunicação com seus clientes. O Twitter tem mais de 500 milhões de tweets postados diariamente, e hoje é usado como uma plataforma para divulgação de artistas e de projetos.

E o Instagram já está chegando na marca de 1 bilhão de usuários ativos. Esses números são a prova de que cada vez mais é necessário utilizar das redes sociais como meio de venda e aquisição de clientes.

E dessa necessidade, surgiu a gestão de redes sociais, que pode ser considerada uma das estratégias mais importantes para as empresas que desejam manter um bom relacionamento com seus clientes e crescer através do mesmo.

Com o crescimento da força das redes sociais nos últimos anos, a presença de uma empresa nas mesmas tornou-se uma das maneiras mais eficazes de uma marca ganhar seu espaço e consequentemente fidelizar mais clientes.

Porém, existe um grande erro em entender que o gerenciamento das redes socais se resume em apenas em postagens diárias. A gestão de redes socais vai muito além, é necessário processos de análise, criação de estratégias, estudo de linguagens para a interação com o público-alvo da marca e a criação de conteúdo.

Algumas indicações para você entender mais sobre a gestão de redes sociais:

Guia Essencial Para Uma Pequena Empresa Vencer nas Redes Sociais

Algumas ferramentas essenciais:

Buffer

Mlabs

Hootsuite

AgoraPulse

 

Marketing de afiliados

A realização de uma venda não é um processo simples. Envolve conhecimento, investimento financeiro, uma boa divulgação, um bom diálogo com o cliente e tempo. Porém, para empresas que possuem uma grande linha de produção, ou pequenos negócios que não possuem uma grande base financeira para investir em divulgações, existe uma alternativa, o marketing de afiliados.

O marketing de afiliados não é uma estratégia nova no mercado, ela é uma espécie de relacionamento comercial baseado em vendas e comissões. Ele funciona da seguinte maneira, o produtor ou empresa desenvolve um produto, e o afiliado, por meio das redes sociais, site, blog ou até mesmo através de estratégias de e-mail marketing realiza a venda desses produtos.

Essa estratégia de marketing é uma bela oportunidade para os produtores que desejam mais vendas para seus produtos e uma forma mais objetiva de conseguir mais clientes, sem grandes investimentos financeiros em mídias para divulgação dos seus produtos.

Alguns programas de afiliados:

Hotmart

Associados Amazon

Monetizze

 

Cientista de dados

Nos últimos anos, o interesse das empresas em entender melhor sobre Big Data tem sido responsável pelo aumento da popularidade dessa profissão.

O cientista de dados, veio da necessidade de entender e estruturar essa grande massa de dados que existe nos dias de hoje. Eles são especialistas analíticos, responsáveis por resolver problemas difíceis com base na análise de dados coletados por uma empresa.

O cientista de dados, se tornou fundamental para vários setores das mais diversas empresas, transformando as decisões baseadas em achismos, em soluções inteligentes.

Profissionais referência da área:

Leticia A Pozza

Ricardo Cappra

 

Customer Success

Traduzindo para o português, o sucesso do cliente, é uma das etapas de relação entre a empresa e o cliente, logo após a venda. Segundo Lincon Murphy o sucesso do cliente é quando o mesmo alcança o resultado desejado através das interações com a empresa responsável pelo produto que ele adquiriu.

Esse conceito veio transformando, dentro das empresas, a forma de tratamento dos clientes após a venda de um produto. E com isso o atendimento, passou a ser uma etapa crucial para experiência do cliente e a retenção do mesmo.

Algumas indicações de leitura para entender mais sobre Customer Success:

Guia do Customer Success (Rock Content)

– Customer Success: Como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes (Lincon Murphy)

Profissionais referência na área:

Lincon Murphy

 

UX

A experiência de usuário é um conceito de muita relevância para as pessoas e empresas que desejam ou já trabalham com produtos digitais. UX que vem de User Experience, é a área de trabalho responsável pela projeção da experiência de uso dos clientes, isso com o objetivo de ganhar e fidelizar clientes.

A UX é baseada em três importantes objetivos: a utilidade, que mede o quão útil é o produto de uma empresa para o cliente, a facilidade de uso, que estuda a facilidade dos clientes em resolver os seus problemas utilizando o produto e o prazer, que mensura o quão prazeroso foi para o cliente usufruir do seu produto.

Esse estudo vem possibilitando a criação de novos produtos que se adequem mais às necessidades do cliente, e melhorando a manutenção e o gerenciamento dos produtos já existentes no mercado.

Indicações de leitura para entender um pouco mais sobre o trabalho de um design de serviço e as transformações que podem ser agregadas com uma boa aplicação do conceito de UX:

– Cultura da Interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar (Samuel Johnson)

– Designing with the mind in mind: Simple Guide to Understanding User Interface Design Rules (Jeff Johnso)

–  Design emocional (Donald A. Norman)

 

Programação

Considerada uma linguagem de programação dinâmica e de multiplataforma, a Python, é uma das formas mais simples e acessível de começar o desenvolvimento de programações. Além disso, é uma referência de aprendizado para os programadores, tanto que grandes empresas como Google e NASA, utilizam essa programação.

A programação Python é uma linguagem que possibilita a criação de diversos tipos de comandos, sendo esses os mais simples como a execução de cálculos ou comandos mais complexos, como a criação de aplicativos para celular.

A sua popularidade é devido à sua sintaxe simples, onde em um bloco de código, o desenvolvedor é forçado a planejar seu código fonte, de maneira que ele tenha uma melhor legibilidade, além de também influenciar na rejeição de caracteres como ->, ::, :=, {, }. Além disso, a programação Python tem uma comunidade para suporte imensa, com fóruns, grupos no Facebook, sites especializados, tutoriais no Youtube, e-books, entre outros.

Algumas indicações de leitura para entender mais sobre programação Python:

–  Python Para Análise de Dados (Wes McKinney)

–  Pense em Python (Allen B. Downey)

–  Introdução à Programação com Python (Nilo Ney)

Como você pode ver o Marketing Digital não se limita em apenas fazer anúncios online, ele é uma área ampla que pode gerar oportunidades para você se tornar um profissional especializado. E por que não começar isso agora mesmo?